sexta-feira, janeiro 22, 2010

caixa de bonecas




Quando não houver mais nada a fazer 
Leia tranquilo o seu jornal
Converse com a televisão
Prepare um café para dois
E sorva, por fim, ambas as xícaras.


Chegará um momento em que tudo se tornará insípido ao ponto de fazer nascer em nós a certeza de que as possibilidades já não existem e que sempre nos empenhamos em perder nosso tempo. Descobriremos, então, que não fomos mais que recíprocos passatempos, joguetes, mútuas distrações .
Nesse dia, já tão próximo, sentiremos que a brincadeira se tornou maçante, da mesma forma que me ocorria na infância, quando eu montava a casinha inteira, no entanto, terminada a empreitada, já havia me desgastado o suficiente para não sentir vontade de me divertir com as bonecas. Era sempre assim. Tão logo as minhas pequenas ganhavam um lar, voltavam para a caixa, resignadas e tristonhas, tudo porque eu havia me demorado demais nos preparativos.
Seremos nós a mesma brincadeira interrompida, para a qual faltou vontade de continuar. Já que nos preocupamos demais com a disposição dos móveis, que gastamos uma eternidade escolhendo onde poríamos a mesinha com suas respectivas cadeiras e onde ficaria a geladeirazinha, não mais brincaremos. O que o futuro poderá nos reservar será somente a falta de vida, a rigidez plástica daquelas bonecas. Junto delas, guardaremos nossos sentimentos, expectativas, nosso futuro que não virá. Estava tudo fadado ao fundo da caixa, à sorte das bonecas, ao prematuro fim.

3 comentários:

  1. O futuro da maioria realmente parece tenebroso. Mas acho que eles nunca vão notar. Todos estão muito ocupados massageando seus egos.

    ResponderExcluir
  2. Talvez, a caixa não seja um lugar tão ruim para as bonecas. E o desgaste de construir uma casa, somente uma manifestação de nossas angústias, que dificultam aceitar um lar tão simples, como uma caixa.

    ResponderExcluir
  3. menina, gostei de teus textos! meu blog andava meio de lado, por isso demorei em vir aqui também. vou te seguir por aqui :)

    ResponderExcluir