segunda-feira, janeiro 11, 2010

que nunca apaga





"There is a light that never goes out" dizia a canção
"There is a light that never goes out" pensava eu
There is a light...


Parecia-me piegas mergulhar-me nesses pensamentos, afundar-me em recordações, submergir-me em fotos, cartões, presentes: afogar-me num amor vivido. No entanto, era bem assim tudo à minha volta. Era um mar todo sóbrio e estático, de águas frias e terrivelmente cheio de densidade.
Nunca havia visto águas tão concentradas e viscosas, que desafiavam descaradamente a lei do empuxo e me empurravam para uma profundidade esmagadora, a qual me comprimia com o peso de águas de chumbo.
Procurei ar, mas as músicas que eu ouvia eram cheias da mesma força, empapadas daquela água escura e pesada. Era amor, ainda amor ao meu redor.
Quem se aproximava de mim, as novas pessoas que me surgiam eram o mesmo amor, estavam imersas na mesma água e não eram capazes de me trazer à tona outra vez. Os filmes eram o amor. O trânsito nas ruas, o mesmo amor. Os livros? Sempre amor. Bares? O amor. O elevador do prédio era o mesmo, o mesmíssimo amor.
O mundo estava debaixo d'água e até aquela luz que nunca apagaria, como prometia a canção, estava completamente encharcada pelo amor. Ele havia inundado o que se pudesse imaginar, enquanto fugiam-me as esperanças de recuperar o ar.
A água alcançava o teto do apartamento e a vida parecia o episódio de Canudos e da Usina de Sobradinho, lembrava inundações catastróficas, fenômenos arrasadores da natureza e afins.
O problema maior é esta música  tão molhada. "There is a light, there is a light".... Começarei por trocar a canção.

4 comentários:

  1. oi, Camila!
    me interesse e gostei bastante do que encontrei! muito poética a sua prosa. a sensação de inundação é bem forte, uma boa metáfora, fácil de ser reconhecida. acho que por isso que eu quis aprender a nadar, para pelo menos a água não me afogar. e Smiths... bom, poucos podem ser mais abundantes em melancolia.

    ResponderExcluir
  2. Essa música do The Smiths é linda.
    Alias, a maioria das músicas deles são;

    ResponderExcluir
  3. Esplêndido. És uma pessoa singular.

    Meu comentário, te faço pessoalmente.

    Um beijo grande!

    ResponderExcluir